segunda-feira, 9 de julho de 2012

Dicas de como ser discreto na procura por emprego


Os profissionais de TI usam todos os recursos do LinkedIn para encontrar um novo emprego, mas não querem que seu atual empregador saiba. Veja como manter sua busca secreta
A boa notícia: a internet, motores de busca, mídias sociais e canais de emprego online tornaram mais fácil do que nunca para profissionais de TI procurarem trabalho. A má notícia: estas ferramentas públicas de emprego podem facilmente permitir que seu empregador atual saiba que você está procurando um novo emprego.
Isso é um erro enorme, de acordo com Chris Sherret, fundador da Sherret Inc., uma agência de recrutamento de TI com sede em Toronto. “As empresas estão se reduzindo, assim, é muito fácil para um gerente de TI permitir que um funcionário que está com intenções de sair vá embora”, adverte. “Os gestores podem também olhar para o empregado com suspeita, como se ele estivesse planejando roubar informações confidenciais. O empregado pode perder oportunidades de promoções internas, atribuições especiais ou bônus. Ou ele pode receber tratamento diferente, caso um gerente perceba que ele vai deixar a empresa.”
Aqui está o que todos os profissionais de TI precisam saber sobre buscar discretamente um novo trabalho:
1. Conheça o seu recrutador de TI
Recrutadores de TI são hábeis em analisar engenheiros e desenvolvedores durante o voo sob o radar de um gerente de tecnologia. Mas mesmo o recrutador mais discreto de TI pode equivocadamente dar com a língua nos dentes. “Eu tenho uma política de recrutamento que eu não envio o currículo de ninguém para nenhuma empresa sem dizer que aquela é a primeira companhia a receber o documento do candidato”, diz Sherret. “Mas não é uma garantia – há sempre novos recrutadores que podem cometer erros.”
2. Pesquise nas mídias sociais
LinkedIn é uma excelente ferramenta de busca de trabalho, mas não necessariamente na forma como você poderia pensar. De repente, renovar seu perfil do LinkedIn e fazer upload de seu currículo pode chamar a atenção desnecessária. Em vez disso, Sherret recomenda explorar calmamente sua rede de conexões para oportunidades de emprego. “Se você tem um monte de conexões, você pode inserir suas habilidades no LinkedIn e procurar outras pessoas que têm o mesmo tipo de habilidades como você e ver as empresas em que trabalham. Isso pode lhe dar algumas pistas boas”, diz Sherret.
3. Faça a sua tarefa de casa
Antes de arriscar o pescoço e se candidatar a um emprego, Sherret diz, é importante primeiro fazer a diligência necessária. “Que tipo de trabalho real é feito na empresa prospectiva -. As tecnologias exatas, o nível de pessoas que estão procurando, o ambiente de TI, o tamanho da empresa. Eles estão crescendo, estão estáveis?”
De acordo com Sherret, todas estas são perguntas que devem ser respondidas antecipadamente.
4. Vá clandestinamente
Muitos profissionais de TI têm acesso ilimitado a tudo, desde fóruns clandestinos para grupos de habilidades relacionadas com usuário e grupos ligados à indústria do usuário – lugares onde os colegas falam livremente e de forma anônima, sobre os projetos específicos de TI, cultura corporativa e até mesmo as lacunas de pessoal. “Grupos de usuários são tipicamente onde as pessoas com habilidades semelhantes se reúnem para aprender mais sobre sua indústria”, Sherret diz, “você pode conhecer pessoas lá e ser discreto [sobre como procurar um novo emprego.]”
5. Procure os vendedores
Conferências e feiras são eventos regulares na vida de um profissional de TI. “Os vendedores podem até dizer os nomes dos gestores e as pessoas que você precisa para conversar.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário